Mettabhavana – Meditação do amor universal

Mettabhavana – Meditação do amor universal


Pinterest

Mettabhavana - Meditação do amor universal

Em pali Metta quer dizer bondade amorosa ou amor universal e Bhavana significa meditação, então, Mettabhavana pode ser chamado de meditação do amor universal. Este é um tipo de meditação muito fácil de praticar e pode ser feita a qualquer momento do seu dia. Eu pratico frequentemente e posso dizer que funciona.

A meditação Mettabhavana

Ela é composta por 8 frases:

  1. Que ____ seja feliz.
  2. Que ____ não sofra.
  3. Que ____ encontre as verdadeiras causas da felicidade.
  4. Que ____ supere as causas do sofrimento.
  5. Que ____ supere toda ignorância, carma negativo e negatividades.
  6. Que ____ tenha lucidez.
  7. Que ____ tenha a capacidade de trazer benefício aos seres.
  8. Que ____ encontre nisso a sua felicidade.

O traço ___ é o local onde você coloca o nome de alguém.

Explicação do Lama Padma Samten

Neste vídeo o querido Lama Padma Samten, explica de maneira divertida como praticar. Se quiser ir direto ao ponto coloque o vídeo no tempo de 1 minuto e 52 segundos:

Como eu pratico

Pratico de maneira formal após a meditação shamata. Sentado em uma posição confortável eu faço para mim mesmo. Digo as 8 frases e me imagino sendo feliz e evitando o sofrimento e também faço para as outras pessoas. De maneira informal eu faço para as pessoas que encontro no dia a dia. Não tem segredo. Basta você imaginar alguém, colocar o nome dela nas lacunas das frases e acreditar que ela seja feliz de verdade e que supere as causas do sofrimento.

Minha experiência com mettabhavana

Vou contar como isso funcionou para mim. Na faculdade existia um grupo de colegas que eu não ia com a cara, bobeira minha e, sem conhece-los direito não puxava muito papo. Eu achava que eles não eram tão legais, pois eles também não me cumprimentavam direito, então eu, com um comportamento imaturo também não fazia questão.

Quando comecei a praticar meditação mettabhavana e colocar o nome daquelas pessoas na meditação (uma por uma) durante alguns dias incrivelmente eles começaram a me cumprimentar e eu comecei a conversar e a me interessar por eles. A questão toda é que não foram eles que mudaram, mas sim a minha maneira de olhá-los. Isso é muito incrível, pois por desejar coisas boas, pensar que eles são seres humanos como eu, estão em busca de felicidade e querem evitar o sofrimento o meu mundo interno mudou e eu comecei a apreciá-los. Fiz com outras pessoas e funcionou também.

Você pode fazer para qualquer pessoa, não apenas com as quais tem conflitos. Você pode desejar isso para quem quiser.

Compartilhe sua experiência

Se deseja praticar depois nos conte o resultado. Eu não estou prometendo que a sua vida irá mudar para melhor após isso, apenas compartilhei minha experiência. Para mim funcionou espero que isso te ajude de alguma maneira.

Categories

4 Comments

Add yours
  1. 1
    Gleisy Coimbra

    Após retiro em Maio 2013 em Viamão com o Lama Samten começei a praticar Methabbavana. Rapidamente me ajudou muito . A paisagem é completamente diferente agora. Paz e felicidade. Em poucos meses resolvi um problema de anos. Gratidão, sempre, ao lama pelos seus ensinamentos.

  2. 2
    Ketne Lucena

    Comecei a praticar a Mettabhavana há dois meses. Inconscientemente eu já praticava desde criança, mas agora consciente as coisas realmente fizeram sentido. Um ocorrido em minha vida, é que na empresa em que trabalho eu não suportava a convivência com uma pessoa, estava em depressão e não aguentava nem olhar na cara dela. Hoje em dia, praticando a meditação, nosso relacionamento melhorou 300%, somos muito amigas, e sei que é sincero, o que é mais importante. Somos bem parecidas e isso nos chocava muito, as duas com espírito de liderança, e percebemos o quanto imatura fomos. Recomendo, pratique já =) #mentesã #meditacao

  3. 3
    AC

    Olá. Posso fazer o Mettabhavana para meus ancestrais mesmo sem te-los conhecido? Por exemplo um tataravô que nem saiba o nome? Ou haveria uma prática mais apropriada para ajudar os ancestrais? Obrigado.

+ Leave a Comment