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Sobre Budismo : Budismo, meditação, mente e alívio da ansiedade

Meditação para iniciantes: 8 dicas para entender a mente


Olá, aqui é o Jigme Wangchuck, fundador do Sobre Budismo.

Você ja se pegou, nesse mar de conteúdo da internet, pensando em como iniciar na meditação?

Como pratico meditação desde 2011 e sou facilitador em um centro de meditação, pensei ser útil compartilhar com você algumas dicas muito simples, mas que me ajudam muito a meditar.

Além disso, a meditação me ajuda a lidar melhor com as experiências do dia a dia, me ajuda a voltar para o momento presente e faz com que eu consiga lidar melhor com as emoções e principalmente, me ajuda a entender a minha mente e emoções.

Primeiro preciso dizer que não é tão simples quanto parece, pois temos o hábito da ansiedade e estamos acelerados o dia todo resolvendo problemas e sendo pressionado de todos os lados. Então parar por alguns instantes, no início, não é fácil, mas é possível para qualquer pessoa.

Essa dicas não irão te tornar um especialista, mas irá ajudá-lo a iniciar na meditação.

  1. Sente por 3 minutos apenas. Parece absurdamente fácil meditar só por três minutos. Ótimo. Comece com apenas três minutos por dia durante uma semana. Se isso der certo, aumente um minuto e faça isso por uma semana. Se tudo correr bem, aumente apenas um pouco de cada vez, você estará meditando 10 minutos por dia no segundo mês, o que é incrível! Mas comece pequeno primeiro.
  2. Pratique pela manhã. É fácil dizer “eu medito todos os dias”, mas depois você irá esquecer de fazer. Em vez disso, defina um lembrete para todas as manhãs quando você se levantar e coloque uma nota que diga “medite” em algum lugar onde você verá facilmente.
  3. Não seja pego no como – apenas faça. A maioria das pessoas se preocupam com onde sentar, como se sentar, que almofada usar … tudo isso é bom, mas não é tão importante quanto começar. Comece apenas sentando em uma cadeira ou no seu sofá. Ou na sua cama. Se você estiver confortável no chão, sente-se de pernas cruzadas. É apenas por três minutos no início, de qualquer forma, apenas sente-se. Mais tarde, você pode se preocupar em otimizá-lo para ficar confortável por mais tempo, mas no começo não importa muito, apenas sente-se em algum lugar tranquilo e confortável.
  4. Verifique como você está se sentindo. À medida que você se ajeita em sua sessão de meditação, basta verificar como você está se sentindo. Como o seu corpo se sente? Como está sua mente? Ocupada? Cansada? Ansiosa? Veja o que você está trazendo para esta sessão de meditação com aceitação. Não rejeite nada, aceite e faça sua prática.
  5. Conte suas respirações. Agora que você está acomodado, volte sua atenção para sua respiração. Basta colocar a atenção em sua respiração quando ela chegar e segui-la pelo nariz até os pulmões. Tente contar “um” ao inspirar primeiro e depois “dois” ao expirar. Repita isso e conte até 10 e, em seguida, comece novamente em um. Se você se distrair, retome a contagem.
  6. Não se preocupe muito com o fato de estar errado. Você, em algum momento, vai se preocupar se está fazendo isso errado. Tudo bem, todos nós fazemos. Mas não se preocupe, você não está fazendo errado. Não há uma maneira perfeita de fazer isso, apenas fique feliz por você estar praticando.
  7. Você pode fazer isso em qualquer lugar. Se você está viajando ou algo surge de manhã, você pode fazer meditação em seu escritório. No Parque. Durante o seu trajeto para o trabalho. Enquanto você anda em algum lugar. A meditação sentada é a melhor maneira de começar.
  8. Sorria quando você terminar. Quando você terminar seus três minutos, sorria. Seja grato por ter tido esse tempo para si mesmo, que você manteve seu compromisso, onde aproveitou o tempo para se conhecer e fazer amizade com você mesmo. Esses são os três minutos mais incríveis da sua vida.

Então, ótima prática e me conte como está sendo a experiência e se as dicas deram certo para você: contato@sobrebudismo.com.br

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