Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Geração Lead Mantra da compaixão

Logo Sobre Budismo

RECEBA GRATUITAMENTE O MANTRA DA COMPAIXÃO

[text_block style=”style_1.png” align=”center” font_size=”17″ top_padding=”5″ bottom_padding=”40″]Responda a nossa pesquisa e tenha acesso ao download do mantra.

Cadastre-se em nossa lista para receber gratuitamente, em alta resolução, o mantra da compaixão OM MANI PADME HUM em arquivo digital .pdf. Ao final da nossa pesquisa, você terá acesso ao link para download do arquivo. Você poderá imprimir e emoldurar.[/text_block]

[text_block style=”style_1.png” align=”left” font_size=”17″ top_padding=”5″ bottom_padding=”0″]SIGNIFICADO DO MANTRA:

Om mani padme hum

  • Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
  • Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
  • Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
  • Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
  • Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
  • Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.

Ensinamento do 14° Dalai Lama sobre o mantra da compaixão

“É muito bom recitar o mantra Om Mani Padme Hum, mas, enquanto se recita, deve-se pensar nos significados, pois os significados das seis sílabas são muitos e vastos.”

“‘Om’ simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; ao mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do Buda.”

“As próximas quatro sílabas indicam o Caminho. ‘Mani’ significa ‘joia’ e simboliza o método que é a intenção altruística de se tornar iluminado, simboliza compaixão e amor.”

As duas sílabas ‘Padme’ significam lótus e simbolizam a sabedoria.

A pureza deve ser atingida através da unidade indivisível do método e da sabedoria, o que é simbolizado pela sílaba final ‘hum’, que significa indivisibilidade.”

“Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que a prática do Caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impura na exaltação de pureza que são o corpo, a fala e a mente do Buda.”[/text_block]

[javascript][/javascript]
[text_block style=”style_1.png” align=”left”]

Cadastre-se

[/text_block]

[custom_html]



[/custom_html]

Nos encontre também: podcast | facebook | instagram | youtube | twitter | email | rss