Este pássaro pegou minhas asas


Pinterest

Este pássaro pegou minhas asas, Shambhala - Blog Sobre Budismo

Este trecho foi extraído do blog Shambhala, do post: That Bird’s Got My Wings.

Do livro, “Practicing Peace in Times of War”, por Pema Chödrön, páginas 33-34.

Tradução: Leonardo ota

––

Uma das minhas histórias favoritas sobre o mestre Jarvis [um preso atualmente condenado ao corredor da morte, que tomou votos budistas atrás das grades] foi quando ele ajudou alguns presidiários a se conectarem com o absoluto, com a vasta qualidade de suas próprias mentes. Há um ensinamento que diz que por trás de todo o endurecimento, aperto e rigidez do coração, há sempre o medo. Mas se você tocar o medo, por trás dele há um ponto fraco. E se você tocar nesse ponto fraco, você encontrará o vasto céu azul. Você acha que é indescritível, incompreensível, e imparcial, que podem apoiar e despertar-nos a qualquer momento. E de algum modo Jarvis, nessa história de tentar evitar o mal, transmitiu esta abertura fundamental para os outros detentos.

Um dia, tinha uma gaivota no quintal em San Quentin. Tinha chovido e a gaivota estava nadando em uma poça. Um dos presos pegou algo no quintal e estava prestes a jogar no pássaro. Jarvis nem sequer pensou – ele automaticamente colocou a mão no meio para para-lo. É claro que isso deixou o homem irritado e ele começou a gritar. Quem diabos você pensa que é? E por que havia de se preocupar tanto com um maldito pássaro?

Começaram a fazer uma roda em volta deles, só esperando a briga. O outro detento gritava com Jarvis, “Por que você fez isso?” E da boca de Jarvis vieram essas palavras, “Eu fiz isso por que esse pássaro pegou minhas asas.”

Todo mundo entendeu. Ele simplesmente parou suas mentes, suavizou seus corações e, em seguida, todos ficaram em silêncio.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

––

Categories

2 Comments

Add yours

+ Leave a Comment