Ensinamento sobre cultivar o amor e a compaixão


Pinterest

Ensinamento sobre cultivar o amor e a compaixão, Khenpo Khartar Rinpoche - Blog Sobre Budismo

O trecho a seguir foi extraído da fanpage “Khenpo Karthar Rinpoche Quotes”, por Khenpo Karthar Rinpoche.

––

“… Desde que nós, basicamente, experimentamos nossas vidas através do filtro de nossas mentes, a composição de nossas mentes vai determinar a qualidade de nossas vidas. Por exemplo, quando nós experimentamos uma mente fácil e muito gentil, nós então nos permitimos sentir bem sobre quem somos e as coisas que nós fazemos se tornam agradáveis. Nós somos capazes de apreciar a comida que comemos e nossas interações com os outros são muito boas. Em contrapartida, quando temos uma mente perturbada, um espírito de agressão e ciúme, sujeito à turbulência de emoções conflitantes, nós não somos capazes de desfrutar plenamente de nada.

Mesmo se estamos cercados pelas melhores coisas – bons companheiros, boa comida e vários outros luxos – não podemos apreciá-los. Neste caso, não seria muito improvável dizer que nossa mente tenha virado de cabeça para baixo, porque todas as prioridades estão completamente invertidas. Enquanto nós tivermos o potencial de sermos totalmente livres de engano e experimentar o genuíno amor por nós mesmos e pelos outros, ainda nos entretemos com a ilusão de limitações. Acreditamos que o nosso único recurso é de transformar o mundo fenomenal fora de nós mesmos.

Assim, enquanto nós nos esforçamos para o bem-estar e uma experiência de vida que seja livre de sofrimento, enquanto não estamos livres de emoções conflitantes, tais como agressão e ciúme, nós nunca vamos ser livres de insatisfações de um tipo ou de outro”.

(continua)

Categories

+ There are no comments

Add yours