Dois lados da mesma moeda

Dois lados da mesma moeda


Pinterest

Os dois lados da mesma moeda - Blog Sobre Budismo

“Enquanto há esperança e medo, os delírios do samsara serão perpetuados e haverá sofrimento constante.”

Toda felicidade que existe no mundo se transformará em dor. Por quê? Considere os dois lados de uma mesma moeda: só porque o que nós desejamos é visto na frente não significa que o não-gostar não vai aparecer em breve por trás. Da mesma forma, a esperança e o medo são uma moeda única, uma entidade com duas faces – do outro lado de um momento em que esperamos por mais felicidade estará o nosso medo de mais sofrimento. Até o apego ser eliminado, podemos estar certos de ter ambos esperança e medo. Enquanto há esperança e medo, os delírios do samsara serão perpetuados e haverá sofrimento constante. Assim o apego é a natureza da esperança e medo: olhando para a vacuidade final da auto-imaginada ilusão mágica de esperança e medo, devemos relaxar no fluxo.

Tulku Pema Rigtsal

Extraído do The Great Secret of Mind: Special Instructions on the Nonduality of Dzogchen, por Tulku Pema Rigtsal, por Keith Dowman, página 154.

Categories

2 Comments

Add yours
  1. 1
    Debinha (@yuna_pe)

    Adoro seu blog!=)))
    Eu acho que tipo que botamos muita expectativa nas coisas então não deixamos elas simplesmente serem o que tem que ser.
    Acho que o certo é relaxar mesmo! E deixar o mundo fluir.

    As vezes eu me irrito muito com as coisas que acontecem nesse ano me esforcei muito pra controlar isso e não deixar o calor do momento subir meus pensamentos!

    bjinhos

+ Leave a Comment