Desfazendo equívocos
O texto a seguir foi escrito pela Reverenda Yvonette Silva Gonçalves.
––
Se você quer milagres, não procure o Budismo. O supremo milagre para o Budismo é você lavar seu prato depois de comer.
Se você quer curar seu corpo físico, não procure o Budismo. O Budismo só cura os males de sua mente: ignorância, cólera e desejos desenfreados.
Se você quiser arranjar emprego ou melhorar sua situação financeira, não procure o Budismo. Você se decepcionará, pois ele vai lhe falar sobre desapego em relação aos bens materiais. Não confunda, porém, desapego com renúncia.
Se você quer poderes sobrenaturais, não procure o Budismo. Para o Budismo, o maior poder sobrenatural é o triunfo sobre o egoísmo.
Se você quer triunfar sobre seus inimigos, não procure o Budismo. Para o Budismo, o único triunfo que conta é o do homem sobre si mesmo.
Se você quer a vida eterna em um paraíso de delícias, não procure o Budismo, pois ele matará seu ego aqui e agora.
Se você quer massagear seu ego com poder, fama, elogios e outras vantagens, não procure o Budismo. A casa de Buda não é a casa da inflação dos egos.
Se você quer a proteção divina, não procure o Budismo. Ele lhe ensinará que você só pode contar consigo mesmo.
Se você quer um caminho para Deus, não procure o Budismo. Ele o lançará no vazio.
Se você quer alguém que perdoe suas falhas, deixando-o livre para errar de novo, não procure o Budismo, pois ele lhe ensinará a implacável Lei de Causa e Efeito e a necessidade de uma autocrítica consciente e profunda.
Se você quer respostas cômodas e fáceis para suas indagações existenciais, não procure o Budismo. Ele aumentará suas dúvidas.
Se você quer uma crença cega, não procure o Budismo. Ele o ensinará a pensar com sua própria cabeça.
Se você é dos que acham que a verdade está nas escrituras, não procure o Budismo. Ele lhe dirá que o papel é muito útil para limpar o lixo acumulado no intelecto.
Se você quer saber a verdade sobre os discos voadores ou sobre a civilização de Atlântida, não procure o Budismo. Ele só revelará a verdade sobre você mesmo.
Se você quer se comunicar com espíritos, não procure o Budismo. Ele só pode ensinar você a se comunicar com seu verdadeiro eu.
Se você quer conhecer suas encarnações passadas, não procure o Budismo. Ele só pode lhe mostrar sua miséria presente.
Se você quer conhecer o futuro, não procure o Budismo. Ele só vai lhe mandar prestar atenção a seus pés, enquanto você anda.
Se você quer ouvir palavras bonitas, não procure o Budismo. Ele só tem o silêncio a lhe oferecer.
Se você quer ser sério e austero, não procure o Budismo. Ele vai ensiná-lo a brincar e a se divertir.
Se você quer brincar e se divertir, não procure o Budismo. Ele o ensinará a ser sério e austero.
Se você quer viver, não procure o Budismo, pois ele o ensinará a morrer.

23 Comentários
Licia Maria Salgado
Gostei muito do que li. Descubro a cada dia, que descobrir o budismo foi muito bom p mim. A cada dia entendo um pouco mais de mim, e ele me ajuda no caminhar. Gostei muito! Abraços!!
Silmara Quintino
Foi um dos textos mais bonitos que já li sobre o Budismo, este escrito pela Reverenda Yvonette Silva Gonçalves..
Fernando Moreno
Um texto maravilhoso que, de forma direta, desmistifica algumas questões do budismo e ajuda às pessoas a olharem de forma correta para essa filosofia ou visão de mundo.
A questão é que eu sou ateu, e passei meus últimos anos me transformando numa pessoa sem fé, sem esperança, presa a negatividades, irritações, estresse, nervosismo, falta de compreensão, impaciência etc.
Finalmente encontrei para onde correr, um jeito de me tornar melhor para mim, me tornar melhor para o mundo. Conhecer-me, mudar-me, antes de querer mudar o mundo.
Grato a quem escreve e disponibiliza esse material na internet para nós.
Obrigado a autora, e obrigado Leonardo Ota.
Delfina Monteiro
Obrigada, muito bom
Vagner Camilotti
Muito bacana, Léo.
Alexandre Matos
<3
Samir Santos
Realmente, sábias palavras.
Robson Bento
Obrigado por compartilhar o texto. Muito bom.
Marco A. Machado
Quer continuar na ilusão? Não procure o Budismo.
Agradecido pela mensagem. Namastê!
Rey Cintra
Muitas palavras… Preocupada demais em polir o espelho. (Hui Neng)
nathalia matos
MUITO bom!!
Sasha Mariana Babo
Bonito e esclarecedor texto sobre o budismo. Um caminho acima de tudo de consciência e amor. Obrigada
ELCY CUNHA BERANGER
TEXTO BELÍSSIMO A RESPEITO DO BUDISMO. SABE QUANDO VOCÊ TEM VONTADE DE ENQUADRAR VÁRIAS VEZES O MESMO TEXTO E PENDURAR POR AÍ PARA TODOS? TÃO BOM PODER ESCLARECER A QUEM INTERESSAR POSSA … OBRIGADA, MAIS UMA VEZ, PELO CARINHO NA PESQUISA DE UM TEXTO MARAVILHOSO COMO ESTE. _/_
Rosani
Ah! Agora sim! Conceito lúcido, realista e confiável, que não desafia os conceitos básicos da lógica mais elementar!
Fábio Válio
Muito bom esse texto, isso nos mostra a nossa verdadeira essência, o verdadeiro caminho, a compaixão com todos os seres. Quando estamos envolto nessa filosofia, conseguimos visualizar todo o nosso comportamento e conseguimos com isso melhorar nosso dia-a-dia. Sou eternamente grato a Shakamuni Buda por trazer esses ensinamentos até os dias de hoje e por fazer parte dessa maravilhosa filosofia (ou religião). Obrigado.
Francisco Pucci
Pelo que li, o único objetivo do Budismo é conhecer-se a si mesmo. Isso se consegue por outras formas, mais objetivas e menos cheias de rituais e filosofias complicadas.
Leonardo Ota
Olá, Francisco. Tudo bem?
O Budismo não é uma filosofia, mas sim uma pratica e não é tão simples quanto parece. É preciso estudar e praticar e não somente ler um post e dai definir o que é o budismo. =)
Sobre os rituais, me conte o que você faz em seu dia a dia que não seja um ritual, a maneira como nos vestimos, como comemos, como nos comportamos…
Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
/
fernanda
Interessante..sensacional , me.identifico muito com o budismo
Tereza Cristina B. Demetrio
Belo texto, conciso e preciso, atingindo o alvo.
Wagner
O texto simplifica a essência do Budismo, que diga-se de passagem é maravilhosa: – “O ser é totalmente livre, por isso não pode reclamar das consequências de suas escolhas”…
Luciene Soares Cardoso
Muito bom ,excelente texto, o budismo é terra, é beleza e compaixão, nada new age, conhecimento sagrado, que pode iluminar o futuro para o mundo, mas sempre começando por nós e na prática do dia a dia, gostei demais!
ELCY CUNHA BERANGER
Sempre que passo por aqui, paro, leio e não me canso de ler. Obrigada, Leo, é sensacional !!! Abraço. _/_
Flávia
Nossa, amei!!! 🙂
Obrigada!