fbpx
Posts antigos

Cultivar a tolerância é muito importante

Cultivar a tolerância é muito importante - Blog Sobre Budismo

A citação a seguir foi escrita por, S.S. o Dalai Lama e foi extraído do site Dalai Lama Brasil.

Na nossa vida, cultivar a tolerância é muito importante. Com tolerância, pode-se facilmente superar as dificuldades. Caso você tenha pouca ou nenhuma tolerância, ficará irritado com as mínimas coisas. Em situações difíceis, terá reações extremadas. Em minha vida, já refleti muito a respeito desta questão e sinto que a tolerância é algo que deve ser praticado no mundo inteiro, no seio da sociedade humana. Mas, quem nos ensina tolerância? Pode ser que seus filhos o ensinem a cultivar a paciência, mas é seu inimigo quem irá ensinar-lhe a prática da tolerância. O inimigo é seu mestre. Mostre-lhe respeito, ao invés de ódio. Dessa forma, a verdadeira compaixão irá brotar de seu interior e essa compaixão é a base de tudo aquilo que você é e acredita.

Dalai Lama

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

4 Comentários

  • Charles D.

    Hoje passei por isso. Pessoa fez de tudo para me tirar do sério. Esforcei-me mas mantive a serenidade. Uma das coisas que ajudou foi pensar: Que sentimentos essa pessoa está me fazendo sentir? Nenhum que não esteja em mim. Então observei os pensamentos e emoções e descartei aqueles que não estavam em mim. A ira, a raiva, a violência, o sentimento de ser vítima, a vontade de dizer coisas ruins… tudo isso bate forte quando nos provocam. Felizmente, exercito a tolerância a muito tempo e hoje pude colher os frutos e talvez, quem sabe, ter plantado uma sementinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *