Concentração – Samadhi

Concentração – Samadhi


Pinterest

O próximo fator da iluminação é concentração ou samadhi. Depois de tranquilizar a mente o terreno está pronto para a experiência de concentração. Conforme Piyadassi Thera a mente concentrada vê as coisas como elas realmente são, bem como subjuga os cinco grilhões (panca nivaranani). Uma mente concentrada é equilibrada e pouco sujeita ser arrastada e perturbada tanto interna quanto externamente. No bojjhangasamyutta se diz: o que nutre a concentração é serenidade e não-dispersão. Dando atenção frequente a isso o fator ainda não surgido da concentração surge e o já surgido chega a pleno desenvolvimento.

Vemos portanto que samadhi não é algo inatingível ou místico, trata-se precisamente da mente focada, calma e livre de perturbações. A moralidade é fundamental para a consolidação da concentração, posto que ela dá coerência à vida e na medida em que impõe limitações para nossas ações. O controle que nos impomos ao treinar moralidade é como um adubo para a concentração pois tendemos a renunciar vários cursos de ação potencialmente prejudiciais. Deixamos de ser dispersos e sem energia graças ao treinamento de moralidade.

A concentração conforme ensinada nos textos antigos vai no sentido oposto daquilo que cultuamos e fazemos atualmente. Cultuamos uma suposta capacidade humana de fazer bem várias coisas ao mesmo tempo, quando na verdade apenas dispersamos nossa energia e fazemos estas coisas de modo parcial. A rapidez representada pela internet estimula a dispersão. Basta lembrar das vezes em que nós começamos a ler ou pesquisar algo online e meia hora depois estamos em sites sem ligação aparente com nossa motivação inicial. Os vários links chamam nossa atenção para coisas novas e interessantes e esquecemos o que queríamos fazer.

Importante lembrar que o fenômeno da dispersão não surgiu com a internet, faz parte da mente não iluminada ser dispersa, atraída por várias coisas, de modo que na prática da meditação é comum lutarmos para manter a mente focada na respiração. A medida que o treinamento prossegue, a concentração aumenta e os obstáculos vão sendo superados.

 

Créditos da foto:  http://unbornmind.com/myblog/category/tsung-mi-an-intimate-study/

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment