Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Como meditar: guia passo a passo

Meditação, budismo - Sobre Budismo

A meditação budista nos ajuda a desacelerar e ficar consciente. Aprenda a meditar com instruções e conselhos com uma linguagem simples.

Conteúdo:

Como fazer a meditação básica de respiração?

Não importa se você está tentando meditar pela primeira vez ou apenas quer desacelerar, não há como errar com essa meditação fácil de seguir.

Encontre um lugar tranquilo onde você possa praticar sua meditação.

Ao iniciar, veja se você pode praticar por 5 minutos e aumentar esse número ao longo do tempo.

  1. Tome seu lugar. Sente-se de pernas cruzadas numa almofada de meditação ou numa cadeira, reto com os pés apoiados no chão, sem encostar-se no encosto da cadeira.
  2. Encontre sua postura sentada. Coloque as palmas das mãos nas coxas e sente-se numa postura ereta, com as costas retas – relaxada, mas digna. Com os olhos abertos, deixe seu olhar descansar confortavelmente enquanto olha ligeiramente para baixo cerca de um metro à sua frente.
  3. Observe e siga sua respiração. Coloque sua atenção levemente em sua expiração, enquanto permanece atento ao ambiente. Esteja atento a cada respiração enquanto o ar sai pela boca e pelas narinas e se dissolve no espaço ao seu redor. No final de cada expiração, simplesmente descanse até que a próxima inspiração comece naturalmente. Para uma meditação mais focada, você pode acompanhar as expirações e as inspirações.
  4. Observe os pensamentos e sentimentos que surgem. Sempre que você perceber que um pensamento, sentimento ou percepção afastou sua atenção da respiração, apenas diga a si mesmo “pensando” e volte a seguir a respiração. Não há necessidade de se julgar quando isso acontece; apenas gentilmente observe e preste atenção à sua respiração e postura.
  5. Termine sua sessão. Após o tempo previsto, você pode considerar terminado o período de sua prática de meditação. Mas não há necessidade de abandonar qualquer sensação de calma, atenção plena ou abertura que você tenha experimentado. Veja se você pode conscientemente permitir que estes permaneçam presentes durante o resto do seu dia.

Parabéns – você acabou de meditar.

A meditação da respiração é uma prática vital em si mesma, mas também representa a base de todas as formas variadas da meditação budista. Nós vamos chegar a alguns destes em breve.

Mas primeiro: você provavelmente tem algumas perguntas. Então, vamos abordá-los.

O que é meditação e por que você deve fazê-la?

Meditamos por razões práticas e profundas. Alguns dizem que a meditação é o processo da mente que vê sua própria natureza verdadeira. Chögyam Trungpa Rinpoche escreveu que a meditação é “um meio de trabalhar consigo mesmo e com o mundo dos fenômenos”. O Buda ensinou a meditação como uma ferramenta essencial para alcançar a libertação do sofrimento . Além disso, podemos meditar para cultivar especificamente certas características positivas, como amizade, firmeza, compaixão e alegria.

Aqui estão os ensinamentos sobre o significado da meditação e por que fazemos isso:

  1. Apenas sentado, indo a lugar nenhum (em breve)
  2. Por que devo meditar?  (em breve)

Quais são as diferentes variedades de meditação?

A meditação budista básica se resume a duas práticas fundamentais: concentração e insight. Estes também são chamados atenção plena e consciência. Muitos dos termos que você provavelmente já ouviu falar – shamata , vipassana , zazen , vipashyana , atenção plena, consciência, calma, compreensão e assim por diante – são nomes para uma ou ambas as práticas.

A prática budista sempre começa com meditações que acalmam e concentram a mente. O que freqüentemente segue é insight. Com a mente estável, concentrada e totalmente presente que você desenvolveu em sua prática de mindfulness, você pode começar a investigar a natureza da realidade.

Cada tradição budista tem sua própria abordagem para a meditação. A seguir estão os ensinamentos mais populares de quatro tradições diferentes. Você pode experimentá-los e ver o que é mais apropriado para você.

  1. Como praticar a meditação Shamatha (em breve)
  2. Como Praticar a Meditação Vipassana Insight (em breve)
  3. Como praticar o zazen (em breve)
  4. Como se sentar (em breve)

Dica: é perfeitamente bom tentar meditações diferentes, mas é uma boa ideia ficar com uma prática por um tempo antes de tentar outra, para que você possa desenvolver um melhor senso de como cada meditação é sentida.

Quanto devo meditar e como me sentir confortável?

Como o professor budista Joseph Goldstein disse sobre meditação , “algo extraordinário pode acontecer em até cinco minutos”. Sua colega Sharon Salzberg concorda, explicando: “Normalmente, quando as pessoas começam a se sentar, dizemos que cinco minutos são suficientes. Você não precisa pensar: ‘Tenho que ficar aqui sentado por seis horas’. Você não precisa entrar em uma postura parecida com um pretzel e sofrer!”

Meditadores de longa data podem ficar sentados por 20 a 45 minutos por sessão ou até mais, mas muitas vezes é dito que a melhor prática é aquela que você pode realmente fazer. Então comece com uma quantidade pequena e factível de tempo. Você sempre pode aumentar sua meditação com o tempo.

Se você achar a meditação desconfortável, não se preocupe, pois muitas pessoas pensam: Onde coloco minhas mãos? Eu deveria fechar meus olhos? Estou respirando com muita força? Essas são todas perguntas comuns. Essas dicas ajudarão você a estabelecer uma postura de meditação confortável e sustentável.

  1. O corpo equilibrado e o caminho do meio (em breve)
  2. Faça amizade com seu corpo (em breve)

Como faço para iniciar e manter uma prática pessoal de meditação??

Você pode achar que vai querer uma almofada de meditação (comumente conhecida como zafu) e outros acessórios para ajudá-lo em sua prática. Você também pode querer criar um local dedicado para meditação em sua casa. Mas como a professora budista Judy Lief diz em suas diretrizes para começar , mesmo “se você está indo sozinha, você já tem os recursos que você precisa.”

Essas dicas e instruções irão te encorajar e te fortalecer no começo, manter e construir sua meditação. Prática:

  1. Como praticar a meditação da atenção plena (em breve)
  2. Sente-se todos os dias (em breve)

Que outros tipos de meditação existem?

A meditação da respiração é a forma mais conhecida de meditação budista, mas não é a única. O Buda ensinou que devemos idealmente ser capazes de manter a mente da meditação em pé, sentada, andando ou deitada. Mesmo os eventos diários, como comer uma maçã ou tirar uma foto em seu smartphone, podem ser oportunidades para flexionar nossos músculos de meditação. Vários tipos de meditação são projetados para ajudá-lo a cultivar qualidades positivas.

Alguns outros tipos populares de meditação são andar , correr , metta e tonglen . Aqui estão algumas instruções para meditar de muitas maneiras diferentes.

  1. Como praticar Metta com crianças (em breve)
  2. Como transformar a raiva em 4 etapas (em breve)

Qual é a relação entre meditação e budismo?

A meditação é um componente central do caminho budista. Leia mais em:

  1. Apontando a Mente Comum (em breve)
  2. Você conhece seu verdadeiro rosto? (em breve)

O que os professores budistas dizem sobre meditação?

O Buda nos disse para ver como as coisas são e, em seguida, soltamos nosso apego a elas. Tome esta sensação de deixar ir como seu refúgio. 
- Ajahn Chah
 

Somente morar no presente pode nos libertar. Temos que olhar para o nosso sofrimento, nosso desejo. E quando vemos a sua face, vamos sorrir: você não pode mais me tornar seu prisioneiro. 
- Thich Nhat Hanh
 

“Não prolongue o passado, não convide o futuro, não altere sua vigília inata, não tenha medo das aparências. Não há nada além disso! 
- Patrul Rinpoche
 

A meditação é um processo de iluminar, de confiar na bondade básica daquilo que temos e de quem somos, e de perceber que qualquer sabedoria existente existe no que já temos. Podemos viver para nos tornar mais despertos para quem somos e o que estamos fazendo do que tentar melhorar ou mudar ou nos livrar de quem somos ou do que estamos fazendo. A chave é acordar, ficar mais alerta, mais curioso e curioso sobre nós mesmos. 
- Pema Chödrön
 

A prática cotidiana é simplesmente desenvolver uma completa aceitação e abertura a todas as situações e emoções e a todas as pessoas, experimentando tudo totalmente sem reservas mentais e bloqueios, de modo que nunca se retire ou se centralize em si mesmo. 
- Chögyam Trungpa Rinpoche
 

Enquanto permanecermos dentro dos limites da mente pensante, não poderemos experimentar o estado de não-pensamento. Se não pudermos experimentar o não pensar, não entenderemos o que nossa vida realmente é. Por favor, perceba isso por si mesmo. Apenas sente-se! 
- Taizan Maezumi Roshi
 

Não se mexa. Apenas morra mais e mais. Não antecipe. Nada pode te salvar agora porque você tem apenas esse momento. Nem mesmo a iluminação irá ajudá-lo agora porque não há outros momentos. Sem futuro, seja fiel a si mesmo e expresse-se plenamente. Não se mexa. 
- Suzuki Roshi
 

Quando nos deparamos com uma situação em que nos sentimos indignados, se investigamos conscientemente nossa própria mente, descobriremos amargas verdades sobre nós mesmos: que somos egoístas; somos egocêntricos; estamos apegados ao nosso ego; nós nos apegamos às nossas opiniões; achamos que estamos certos e todo mundo está errado; somos preconceituosos; e no fundo de tudo isso, nós realmente não nos amamos. Essa descoberta, embora amarga, é uma experiência muito gratificante. E, a longo prazo, essa descoberta nos liberta de sofrimentos psicológicos e espirituais profundamente arraigados. 
- Senhor Henepola Gunaratana
 

Não é pouca coisa nascer humano. Um monte de “coisas” vem junto com a oportunidade da vida humana. Zazen é uma porta incrível para chegar ao fundo de tudo, e aprender a viver a sua vida fora do que você experimenta diretamente: não o que alguém lhe diz, não o que você lê, não porque você deveria, mas porque sua própria experiência direta de si mesmo e sua vida lhe diz o que fazer. 
- John Daido Loori A
 

Vida e a morte são de suma importância. O tempo passa rapidamente e a oportunidade é perdida. Cada um de nós deve se esforçar para despertar. Despertar. Tome cuidado, não desperdice sua vida. 
- Zen Zenji

(Tradução do artigo do site Lions Roar: https://www.lionsroar.com/category/how-to/)

Nos encontre também: podcast | facebook | instagram | youtube | twitter | email | rss