
Como lidar com os venenos da mente

O texto a seguir é um trecho do Livro “Para abrir o coração, Treinamento para paz de Chagdud Tulku Rinpoche”
Em vez de se concentrar no comportamento de todos os outros como quem olha por uma janela, observe sua mente como se olhasse num espelho. Se o que vir for julgamento, orgulho ou preconceito, pratique as meditações sobre a equanimidade. Se encontrar apego egoísta ou avareza, use o antidoto do compaixão. Se enxergar medo ou aversão, use o antidoto do amor e pratique a meditação do dar e tomar para si. Se notar inveja e competitividade, alegre-se com a felicidade dos outros. Se estiver confuso e inseguro sobre o que fazer, interna ou externamente, pergunta-se o que pode trazer benefícios e o que pode trazer danos.
Depois, deixe a mente descansar. Reze para ter clareza, e deixa a mente descansar mais uma vez. Lembre-se que a sua experiência, por mais vívida que possa parecer, é uma miragem, uma manifestação da sua mente. Examine cada aspecto de sua experiência externa e interna até se convencer de que ela é vazia, ilusória, como um sonho. Deixe a mente relaxar.


8 Comentários
Ricardo
É isso Leonardo… nossa boca e nossa mente não nos deixam em paz. Muita meditação nestas horas! Abs!
Ricardo
Flavia Carvalhinho
Muito bom ler isso agora…n
um domingo a noite, prestes a começar uma nova semana!
Obrigada Leonardo!
Márcia Volkmann
Bacana, Leonardo. Sei como é difícil viver no dia a dia os ensinamentos do Budísmo. Eu fui iniciada no Budísmo pelo Lama Gursam, um canadense, no México. Me apaixonei e tento, ao menos tento, não prejudicar ninguém, querer e praticar o bem. Estou a anos luz de distancia de saber qq coisa, apesar de ter consciencia de como deveria pensar, já que somos o que pensamos. Tentando sempre, aprendendo sempre. Abraços.
Juliana
Oi Leonardo!Sabe,me sinto exatamente como vc!!Um abraço JULIANA.
Thomas Bentancour
É necessário lutar e vencer o próprio ego!
marcelino mendes
prabens pelo blog irmão muita paz e luz!!!
Sil
Parabéns pelo blog…acompanho tudinho…
Rosana Moreno
Excelente reflexão Leonardo, obrigada por compartilhar!!