As cinco sabedorias no budismo

As cinco sabedorias no budismo


Pinterest

As cinco sabedorias do budismo - Blog Sobre Budismo

Este é um maravilhoso ensinamento do budismo que nos faz caminhar melhor no mundo e nos ajuda a transformar nossa mente. Cada sabedoria possui um Buda e uma cor correspondente. Podemos aplicar essas sabedorias nos vários aspectos da nossa vida como no trabalho, na escola, na família e nas várias situações do nosso dia a dia. A seguir uma transcrição livre, feita por mim, de dois vídeos do Lama Padma Samten explicando o que são as cinco sabedorias.

As cinco sabedorias – parte 1/2

As cinco sabedorias – parte 2/2

Sabedoria da igualdade. Buda Ratnasambhava. Cor amarela. Generosidade.

Buda Ratnasambhava “Quando fazemos algo de bom para os outros, não só eles, mas nós também nos alegramos. Um professor se alegra quando ensina um aluno, um trabalhador fica feliz por produzir algo útil para outras pessoas. Ficamos felizes quando ajudamos alguém. O que eu faço para o outro é igual para mim. É inseparável. Se ele está feliz eu estarei feliz.”

Sabedoria do espelho. Buda Akshobhya. Cor azul. Acolhimento.

Buda Akshobhya “Esta sabedoria está ligada a capacidade de entender os outros no mundo deles e não a partir do nosso. Nós deveríamos pensar que o outro geralmente está certo dentro do mundo dele. Se nós tivermos a capacidade de falar dentro do mundo das pessoas, nós podemos ajudá-las a caminhar melhor. Quando nossa linguagem não funciona, é porque nós não conseguimos falar dentro do mundo dos outros.”

Sabedoria discriminativa. Buda Amitabha. Cor vermelha. Investigação.

Buda Amitabha “Não há nada que hoje nos traz felicidade, que amanhã não poderá trazer sofrimento. O que ganhamos hoje, podemos eventualmente perder amanhã. É também a compreensão da impermanência, tudo tem um ciclo de início e fim, tudo é mutável e nada permanece como está.”

Sabedoria da causalidade. Buda Amogasiddhi. Cor verde. Causa e efeito.

Buda Amogasiddhi “Para cada ação, existe uma reação. Se agirmos de modo positivo, de modo geral, receberemos coisas boas de volta. Se agirmos de modo negativo, de modo geral, receberemos coisas negativas. Ao agirmos de maneira negativa, podemos criar problemas para nós de três maneiras com o corpo, fala e mente. Esta também pode ser entendida como a sabedoria da transmutação. O que vier de negativo para nós, podemos transformar e devolver a ação de modo positivo.”

Sabedoria de dharmata. Buda Vairochana. Cor branca. Transformação.

Buda Vairochana “Esta sabedoria significa a nossa capacidade de compreensão da natureza livre da mente. Estamos além de vida e morte. Não somos as identidades que criamos todos os dias, mas sim a liberdade que gera essas identidades.”

Se conseguirmos agir no mundo usando essas cinco inteligências, inevitavelmente criaremos uma mandala e poderemos agir de modo positivo sem esforço.

Categories

21 Comments

Add yours
  1. 6
    monique

    Primeira vez que venho no site ,tambem sou uma iniciante na meditacao estou adorando abrender sobre a religiao e a filosofia Budista estou sentindo vedadeiramente essa paz, quero viver mas nessa linha de equilibriu .obrigado

  2. 13
    Dora

    Comecei a me interessar pelo Budismo há pouco tempo. Na verdade meu interesse começou quando comecei a ler um livro que chama: A alegria de viver. Daniel Golemam

  3. 15
    conceição carvalho

    Hoje, tomando conhecimento do conteúdo aqui contido, cada vez mais me conscientizo de como é maravilhoso termos esta visão não egoísta que tanto nos rodeia e nos faz infeliz. Parabéns pelo blog. e um grande abraço.

  4. 21
    ELCY CUNHA BERANGER

    LEONARDO, SEU BLOG É UM LUGAR DE DESCANSO E APRENDIZAGEM PARA MIM. QUALQUER TEMPINHO LIVRE E AQUI ESTOU. HOJE LI E OUVI A PALESTRA SOBRE AS “AS CINCO SABEDORIAS DO BUDISMO ” E GOSTEI MUINTO ! PARABÉNS PELOS TEMAS ESCOLHIDOS POR VOCÊ, TENHO APRENDIDO MUITO. PAZ ,LUZ E UM ABRAÇO.

+ Leave a Comment