Além da religião: Ética para o mundo todo

Além da religião: Ética para o mundo todo


Pinterest

Dalai Lama - Blog Sobre Budismo

Um amigo me enviou uma matéria do Huffington Post onde o Dalai Lama fala sobre uma Ética secular, além da religião, pois ele argumenta, e para mim faz todo sentido, que nos dias de hoje nós não conseguiremos mais usar uma abordagem religiosa para resolver nossos problemas internos. Leia a matéria a seguir.

Matéria no Huffington Post

O Dalai Lama, líder tibetano religioso, em seu livro “Além da Religião: Ética para um mundo inteiro”, publicado em 2011, argumenta que a religião por si só não pode fornecer uma solução satisfatória para os males do mundo.

“Qualquer resposta, baseada na religião, para o problema de nossa negligência dos valores internos não pode ser universal, e assim será insuficiente. O que nós precisamos na atualidade é uma abordagem para a ética, que não faça refererência à religião e que seja igualmente aceitável para aqueles que tenham fé e os que não tenham: a ética secular.”

Segundo o jornal Los Angeles Times, o mestre budista destaca que a necessidade de um ‘ethos’ universalmente compartilhado, que esteja enraizado na compaixão, é relevante nesta era moderna.

Neste aspecto a metáfora que o Dalai Lama costuma usar é esta:

“A diferença entre ética e religião é como a diferença entre água e chá. Ética sem conteúdo religioso é a água, um requisito essencial para a saúde e a sobrevivência. A ética fundamentada na religião é o chá, uma mistura nutritiva e aromática de folhas de água, chá, especiarias, açúcar e, no Tibete, uma pitada de sal também. Mas, embora o chá seja preparado, o ingrediente principal é sempre água, Enquanto nós podemos viver sem chá, não podemos viver sem água. Da mesma forma, nascemos livres da religião, mas não nascemos livres da necessidade de compaixão.”

Fonte: Huffington Post

Todas as grandes religiões do mundo, com sua ênfase no amor, compaixão, paciência, tolerância e perdão podem fazer e promover os valores interiores. Mas a realidade do mundo de hoje é que o aterramento da ética na religião não é mais adequada. É por isso que estou cada vez mais convencido de que chegou a hora de encontrar uma maneira de pensar sobre a espiritualidade e ética para além da religião.

Dalai Lama

Além da religião

O Dalai Lama tem essa abordagem secular. Ele aproxima as tradições contemplativas e a ciência e prega o não sectarismo. Por mais que ele fale sobre temas que vão além da religião e não nega a fé nem diz que devemos parar de acreditar em nossas tradições espirituais, ele apenas diz que devemos nos atentar ao fato de como podemos lidar melhor com nosso mundo interno para podermos caminhar melhor na vida e como podemos diminuir o sofrimento das pessoas ajudando-as da maneira que pudermos. Ele também fala sobre os valores humanos como a compaixão, amor e bondade e se pudermos aprender apenas uma coisa com ele seria o que ele diz na citação a seguir:

Nosso objetivo principal nesta vida é ajudar os outros. E se você não pode ajudá-los, pelo menos tente não machucá-los.

Dalai Lama

Categories

3 Comments

Add yours
  1. 1
    Sandro da Costa Rodrigues

    Sua Santidade Dalai Lama é de uma lucidez extrema! Faz-nos lembrar a atitude de grandes espíritos que deixaram a marca do amor e compaixão nos corações daqueles que os seguiram: Krishna, Budha, Moisés, Jesus Cristo, Mohammed (Maomé), Lao-Tsé, Confúcio, Mahatma Gandhi, Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King Jr. e tantos homens e mulheres que na arte, na literatura, na ciência, na filosofia… como sou feliz por encontrar ensinamentos tão plenos nos lábios compreensivos e despertos de Sua Santidade! Obrigado Mestre e Amigo por estar conosco neste tempo, nesta era, nesta vida, neste dia! Namastê!

+ Leave a Comment