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Sobre Budismo : Budismo, meditação, mente e alívio da ansiedade

Aí é do Buddhismo do Dalai Lama?


Não foi uma única vez que recebi um telefonema assim: – Alô, é do centro buddhista?
– Sim, pois não.
– Eu gostaria de fazer uma visita, aprender a meditar, praticar o Buddhismo.
– Claro, seja bem-vinda.
– Aí é do Buddhismo tibetano, não é?
– Não, aqui é um centro primariamente do Buddhismo do sudeste asiático, conhecido como Theravada.
– Ah! Pensei que era de Buddhismo tibetano…
– Não é, não.
– Pois é, eu queria era Buddhismo tibetano. Eu li um livro do Dalai Lama, e queria frequentar um lugar exatamente como este que o Dalai Lama ensina, um Buddhismo sem rituais, sem cerimônias, sem coisas místicas, algo simples e direto, sabe? Igual o do Dalai Lama. Vou procurar o Buddhismo tibetano… Obrigado, então. (Desliga o telefone).

Bem… Ã… Ok… Não deu tempo para explicar algumas coisas sobre o Buddhismo para ela. Mas quem sabe dará tempo para explicar algumas coisas para você, leitor. Quer ouvir?

Você já deve ter ouvido que o Buddhismo consiste de várias escolas, não? Se a resposta for negativa, corra para ler este artigo: A Que Escola Pertenço?

As escolas ou tradições buddhistas surgiram em diferentes regiões, culturas e épocas da história. Elas são diferentes, cada qual tem seu aroma próprio, suas práticas e modo de ver os ensinamentos passados pelo Buddha. No entanto, existe um núcleo que é comum a todas.

Este núcleo comum não varia. Pode haver, sim, algumas pequenas diferenças sobre o que consiste detalhadamente esse núcleo comum, se este ou aquele item em particular é parte desse núcleo, mas, de um modo geral, há uma concordância sobre suas características principais. Quando o Dalai Lama, ou outros nomes conhecidos no Buddhismo Ocidental, como Thich Nhat Hahn, escrevem sobre Buddhismo, a grande maioria de seus livros trata desse núcleo comum, não trata da escola específica em que eles foram formados e praticam. Você está chocado? Pois vou repetir: Aquilo que você lê em muitos livros e sites sobre Buddhismo, incluindo este aqui, apesar de vir rotulado como desta ou daquela escola, muito frequentemente não representa a perspectiva específica de tal escola, mas trata do núcleo comum presente em todas as escolas.

Quatro Nobres Verdades, Interdependência, Compaixão, Não-violência, Cultura de Paz, Sofrimento, Olhar para Dentro, Meditar, etc., fazem parte do patrimônio de qualquer forma ou linhagem de Buddhismo, e são coisas ensinadas em todos os centros buddhistas. Então, para sua decepção, quando você lê um livro do Dalai Lama, ou boa parte de outros livros publicados no Brasil, se você gostar de tal livro não significa que você agora deseja praticar o Buddhismo tibetano, ou seja qual for a escola de seu autor; e o oposto é verdadeiro também, se você não gostar de certo livro, não pense que a linhagem ou escola daquele autor é a que você não se interessa.

Mesmo para quem é muito iniciante isso é importante de saber. Isso evitará muitas decepções em seu caminho. Evitará que você fique chocado por encontrar num centro que você visite elementos nunca mencionados nos livros e sites que você comumente lê supostamente daquela mesma escola, e também evitará que fique chocado por não encontrar elementos que você estava certo de encontrar.

Você gostar de um livro ou ensinamentos aparentemente de certa escola ou tradição, por sua vez, significa que talvez você aprecie aquilo que é comum em todo o Buddhismo e somente conhecendo aquilo que é mais particular a cada escola é que você será capaz de decidir a que melhor lhe serve.

“Caia na Real!” pode ser um ensinamento buddhista indicando a importância de encontrar a verdadeira natureza de todas as coisas, mas também significa que você precisa sair de seu mundo imaginário e saber como as coisas realmente funcionam quando começa a se interessar pelo Buddhismo.





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