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Sobre Budismo : Budismo, meditação e mente

A tomada de refúgio


Toda religião apresenta algum rito de ingresso, algo a partir do qual o compromisso individual com aquela determinada visão de mundo e seu conjunto de regras e permissões se torna oficial no contexto da comunidade de praticantes. Os budistas têm este rito na tomada de refúgio. Ao tomar refúgio o indivíduo passa a ser reconhecido formalmente como um buddhista. Os buddhistas buscam refúgio nas três joias, a saber, Buddha, Dhamma e Sangha. Buddha é o professor que seguimos, dhamma o conjunto dos ensinamentos e sangha a comunidade dos praticantes sinceros. Num sentido mais específico sangha refere-se aos monges, num sentido mais amplo a todos os praticantes.

É muito comum no ocidente as pessoas “seguirem o buddhismo” ou se declararem buddhistas como resultado de leituras e algumas práticas resultantes dessas leituras. Embora esse modo de se aproximar do dhamma seja comum e em grande medida útil, não podemos pensar que é suficiente. Basta que recorramos ao conjunto dos buddhistas para perceber que embora a leitura possa produzir todos os elementos necessários para que nos tornemos praticantes sinceros, existe uma dimensão formal a ser cumprida, representada pela tomada de refúgio. quem apenas lê não está em contato com as três joias em sentido pleno.

Desde os tempos do Buddha, segundo o registro dos suttas vemos pessoas dos mais diversos extratos sociais pedirem refúgio no Buddha, Dhamma e Sangha, seja como laicos, seja como monásticos e isso nos chama atenção para dois fatos: as pessoas iam ao encontro do ensinamento, ao invés de aguardarem que este chegasse a elas; segundo, seguir o Buddhadhamma implica também uma dimensão comunitária, representada por uma das três joias, o Sangha ou comunidade. Esta pode ser a comunidade dos monges e monjas ou a comunidade de todos os praticantes. Não se pode ser budista apenas lendo e praticando em casa sem o contato pleno com as três joias.

Por mais que seja fácil ter acesso a textos e orientações online sobre como praticar, é importante que exista algum contato mais próximo com um professor e uma comunidade. O volume de dúvidas e concepções errôneas que vemos em redes sociais por parte de pessoas que buscam entender melhor ou se aproximar do buddhismo também é mais um elemento a fortalecer a tese de que é preciso o contato direto com o dhamma. Nos próximos textos farei breves apresentações das três joias tendo como fundamento o cânone páli.





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