A sabedoria antes da sabedoria

A sabedoria antes da sabedoria


Pinterest

É talvez uma grande ironia que para se conquistar a sabedoria seja necessário ter alguma sabedoria antes! No entanto, isso é exatamente o que ocorre no caminho espiritual. John Ireland, num livro que sairá ainda neste semestre, explica isso com clareza:

É preciso sabedoria para ser capaz de ver as coisas objetivamente e julgar o melhor curso a se tomar, compreender a si mesmo com todas as suas faltas de uma forma correta e desenvolver uma visão clara do que é seu objetivo derradeiro e os obstáculos que devem ser ultrapassados para atingi-lo. É claro que é inevitável que nos enganemos de tempos em tempos, mas é exatamente isso e a habilidade em aprender a partir desses enganos que ajudará a faculdade da sabedoria a crescer – a sua própria experiência direta”.

Precisamos, então, ter um mínimo de qualidades na mente e no caráter para que possamos ser capazes de vislumbrar um caminho autêntico e segui-lo. Do contrário, muito facilmente sucumbiremos, mesmo que imbuídos de motivação para seguir um caminho, nas garras acolchoadas de oportunistas esquisotéricos que prontamente nos oferecerão um caminho apropriado para nossos desejos e para nossas ambições, mas não para nosso coração e para nosso real progresso.

A tradição buddhista Theravada delineia cinco fatores essenciais para esta ‘sabedoria antes da sabedoria’:

1.         o amigo espiritual;
2.         a disciplina moral;
3.         a conversa centrada em torno da prática;
4.         o esforço contínuo e;
5.         a sabedoria.

Nas próximas segundas, aqui neste blog, discutirei um pouco sobre cada uma dessas preciosidades em nosso caminho. Até lá!

Categories

5 Comments

Add yours

+ Leave a Comment