5 dicas para ter amigos verdadeiros

5 dicas para ter amigos verdadeiros


Pinterest

Em “A sabedoria antes da sabedoria” indiquei que a tradição buddhista Theravada delineia cinco fatores essenciais para a aquisição da ‘sabedoria antes da sabedoria’. Relembrando para os leitores, os cinco fatores eram:

1.         o amigo espiritual;
2.         a disciplina moral;
3.         a conversa centrada em torno da prática;
4.         o esforço contínuo e;
5.         a sabedoria.

Hoje vamos falar do primeiro fator, o amigo espiritual. Certa vez, o Ven. Ānanda aproximou-se do Buddha e comentou que “metade do caminho está baseado em amizade, companhia e associação com o bem”. E o Buddha assim respondeu: “Ānanda, não diga isto. Não meio, mas todo o caminho é estabelecido em amizade, companhia e associação com o bem”.

Essa passagem demonstra muito bem a ênfase colocada na amizade espiritual. Sim, espiritual. Não a amizade do barzinho, das fofocas ou do tomar cerveja vendo futebol.

Não valorize a companhia de maus amigos ou amigos pouco confiáveis. Associe-se com os amigos bons e corajosos” diz uma estrofe do Dhammapada. A amizade que se refere aqui é a amizade que nos inspira na prática do Dhamma ou de algum de seus aspectos: disciplina, correção ética, colaboração, compaixão, você já entendeu.

Sendo assim, como podemos encontrar amigos verdadeiros e como podemos ser amigos para os outros? Siga aqui algumas dicas do Buddha:

  1. Seja generoso, cortês e benevolente. Ou seja, não seja mesquinho.
  2. Regozije-se nas realizações de seu amigo. Ou seja, pratique mudita e se alegre com suas realizações e sucessos.
  3. Louve qualquer ato recomendável e pontos fortes de seus amigos. Sim, incentive-os em sua jornada de vida.
  4. Não abuse da generosidade e boa vontade de seus amigos. “Visitar muito frequentemente um amigo, invariavelmente leva à fofoca, o que o envolverá em um redemoinho de dificuldades. Buddha diz que é igualmente ruim nunca visitar seus amigos”.
  5. Proteja seu amigo do mal. “Um amigo é alguém cuja associação conduz ao crescimento espiritual, o protege do mal vindouro e interessa-se pelo seu bem-estar”.

Esteja atento, pelo contrário, às pessoas que demonstrem tais qualidades, pois elas poderão ser as melhores amigas em seu caminho.

Se você quiser saber mais sobre a amizade espiritual, dê uma lida atenta nos seguintes links:

O Conceito Buddhista de Amizade
As Quatro Moradias Divinas: Amizade, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade
Meditação da Amorosidade

Na próxima semana falarei sobre o fator da disciplina moral!

Categories

7 Comments

Add yours
  1. 6
    Helder Feitosa

    Eu e o meu filho estudamos juntos e acredito que será bastante proveitoso para nos, principalmente para ele que esta com 13 anos. Muito obrigado, Muito obrigado, Muito obrigado!

+ Leave a Comment