5 ações para não causar sofrimento

5 ações para não causar sofrimento


Pinterest

Disciplina moral, este é o segundo fator que a tradição buddhista Theravada delineia como fatores essenciais para a ‘sabedoria antes da sabedoria’. Para quem não se lembra, os cinco fatores são:

1.         o amigo espiritual;
2.         a disciplina moral;
3.         a conversa centrada em torno da prática;
4.         o esforço contínuo e;
5.         a sabedoria.

A disciplina moral, para o Buddhismo Theravada, é a fundação tanto da vida espiritual individual quanto da harmonia social. Na vida individual os princípios éticos a pautarem a vida são sintetizados nos Cinco Preceitos de Treinamento, um conjunto de ações corporais e verbais que o praticante utiliza para observar se ele/ela está produzindo sofrimento para si mesmo ou para os outros em sua vida diária.

Os Cinco Preceitos de Treinamento incentivam a evitar:

1. matar criaturas vivas
2. tomar o que não me é dado
3. conduta sexual inapropriada
4. linguagem falsa
5. tomar drogas e bebidas intoxicantes.

Nas palavras do Ven. Rewata Dhamma Sayadaw: “Em nossa tradição, a prática da moralidade para um praticante laico envolve a tomada dos cinco preceitos. Em outras palavras, toma-se o treinamento em não prejudicar ou matar qualquer ser vivo; não roubar; não utilizar incorretamente os sentidos; não se expressar mentirosamente ou de formas a causar dano aos outros; e não fazer uso recreativo de bebidas e drogas intoxicantes. A moralidade tem a ver com qualquer coisa que fazemos ou dizemos. Esses cinco preceitos são violados em qualquer momento em que causamos dano ou infelicidade seja a nós mesmos ou a outros seres vivos”.

Vemos aqui que a disciplina moral no Buddhismo não está ligada a mandamentos de divindades superiores ou a pactos político-sociais de convivência, mas estritamente à força no produzir sofrimento, infelicidade, estresse para si mesmo e para os outros.

Os Cinco Preceitos de Treinamento também não implicam apenas as coisas a serem evitadas, pois como dito pelo Ven. K. Sri Dhammananda: “Ao invés de compreender os Cinco Preceitos meramente como um conjunto de regras de abstinência, os buddhistas deveriam se lembrar de que através dos preceitos eles praticam os Cinco Enobrecedores também. Enquanto os Cinco Preceitos dizem o que não fazer, os Cinco Enobrecedores dizem quais qualidades devem ser cultivadas, a saber, bondade amorosa, renúncia, contentamento, veracidade e vigilância“.

Toda disciplina moral está baseada na intenção do indivíduo e no grau de sua sabedoria. Esforçar-se por diminuir o sofrimento para o outro da melhor e mais sábia maneira possível deve estar constantemente nas mentes do praticante sincero.

Se você quiser estudar um pouco mais sobre disciplina moral no Buddhismo Theravada confira os seguintes links:

A Fundação Moral para a Humanidade
Os Cinco Preceitos
O modo de vida buddhista para os laicos
Ética buddhista para o mundo moderno
A moral buddhista é baseada na intenção ou volição

Categories

3 Comments

Add yours
  1. 1
    Henrique Pedron

    Boa noite Ricardo.
    Você fala sobre a Tradição Buddhista Theravada. Então, existem outras tradições buddhistas?
    Quais são as outras? Quantas tradições existem?
    Dizem que Cristo não é o Cristianismo, e o Cristianismo não é Cristo.
    Bem como, Buddha não é o Buddhismo , e o Buddhismo não é Buddha.
    Na história da humanidade, os homens criaram o Cristianismo e depois se partiram em tantas outras
    denominações como Católicos, Protestantes, Luteranos, Presbiterianos, entre outros.
    Como se dá a história do Buddhismo?
    Eu sei que o mais importante é a essência de Buddha. Mas gostaria de compreender um pouco
    da história.
    Agradeço a atenção.
    Abraço.
    Luis Henrique Pedron

  2. 3
    paulo,

    muito bom mestre ricardo, me identifico muito com o theravada e o terra pura, mas voces sempre me respondem até os emails , em relação aos ensinamentos serão as unicos que sobreviverão ao futuro, pois ja é cientifico que a unica religio-filosofia que naão se estinguirá sera o budismo e se tornará dominante em até 200 anos proximos.

+ Leave a Comment