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Theravada

3 práticas para desapegar, segundo o Budismo Theravada

No artigo anterior, trouxemos os ensinamentos sobre os tipos de apego.

Nesse traremos o que precisamos fazer para de fato nos desapegarmos.

“Assim, adotar a (1) prática da compaixão, (2) adotar a prática dos cinco preceitos, ou os preceitos maiores de um monge ou monja, e (3) adotar a prática da meditação – essas não são práticas anti-Budistas e é maldoso desencorajá-las classificando-as como ‘apegos’.

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(1) Observar os cinco preceitos é, de fato, o desapego dos desejos mais grosseiros como a paixão, cobiça e violência.

(2) Praticar a compaixão é o desapego do egocentrismo, e (3) praticar a meditação é abrir mão do passado, do futuro, dos pensamentos e muito mais.

A realização dos Jhanas é nada mais que o desapego do mundo dos cinco sentidos para obter acesso à mente. 

Nibbana é abrir mão de uma vez por todas da cobiça, da raiva e da delusão, as sementes do renascimento.

parinibbana é o movimento final de abrir mão do corpo e da mente (os cinco khandhas).

É errado sugerir que qualquer um desses estágios de abrir mão são a mesma coisa que o apego.”

Ensinamentos por Ajaan Brahmavamso

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☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

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