#169 – Métodos de Emergência para lidar com o Medo
No budismo tibetano, a figura Búdica feminina Tara representa o aspecto de um Buda que nos protege do medo. Na verdade, Tara representa os ventos-energia do corpo e da respiração. Quando purificada, ela representa também a capacidade de agir e alcançar os nossos objetivos. Este simbolismo sugere diversos métodos de emergência de se trabalhar com a respiração e com as energias sutis para se controlar o medo.
Os métodos de emergência derivam de práticas preparatórias (preliminares) que fazemos antes de meditar, de estudar ou de escutar os ensinamentos. Por si próprias, estas práticas ajudam-nos a acalmar em emergências, quando estamos com um medo extremo ou começamos a entrar em pânico. Servem também como os primeiros passos que tomamos antes de aplicarmos métodos mais profundos.
- Contar os ciclos de respiração com os olhos fechados, tomando como 1 ciclo a inspiração e a expiração, e focalizando na sensação da respiração ao entrar e sair pelas narinas.
- Contar os ciclos de respiração com os olhos meio-abertos, olhando para baixo para o chão, tomando como o ciclo a expiração, uma pausa e a inspiração, com o mesmo foco descrito acima e, um pouco depois, adicionar a consciência da sensação das nossas nádegas a tocar na cadeira ou no chão.
- Reafirmar a motivação ou o objetivo que queremos alcançar (tornarmo-nos mais calmos) e o porquê.
- Imaginar que a mente e a energia estão focadas como uma só.
- Sem contar a respiração, focalizar no expandir e contrair da parte de baixo do abdômen consoante a respiração e sentir que todas as energias do corpo estão a fluir harmoniosamente.
Ensinamentos deo Prof. Alex Berzin