fbpx
Podcast Iluminação Diária

#143 – O grande Yogi renunciante Tilopa

#143 – O grande Yogi renunciante Tilopa

 
 
00:00 / 24:57min
 
1X
 

Tilopa (988-1069) nasceu em uma família brâmane em Bengala Oriental, na Índia. Quando ele ainda era um jovem pastor, ele conheceu o grande Bodhisattva Nagarjuna, que lhe deu ensinamentos preliminares no caminho Mahayana e o designou como o governante de um reino em Bhalenta. Depois de vários anos levando uma vida real de luxo, Tilopa decidiu renunciar ao reino e se tornar um monge. Ele fez seus votos de ordenação no templo tântrico de Somapuri em Bengala e iniciou seu treinamento monástico

Depois disso, Tilopa teve a visão de um dakini que o guiava no caminho direto e esotérico do Iluminismo. De uma dakini, Tilopa recebeu toda a transmissão do Tantra Chakrasamvara.

Tilopa também recebeu vários ensinamentos e transmissões de grandes mestres tântricos, como o erudito tradutor Acharya Charyawa e o siddha Lawapa. A partir desses gurus, ele dominou as instruções e práticas do Bardo (o estado intermediário entre a morte e o renascimento), Phowa (a transferência de consciência), Tummo (a prática do calor interno) e muitas outras instruções orais. Embora Tilopa tivesse vários mestres humanos iluminados, seu guru raiz era Buddha Vajradhara, que transmitiu diretamente a Tilopa muitos ensinamentos esotéricos, incluindo a prática do Mahamudra.

Por 12 anos, Tilopa se dedicou à prática desses ensinamentos e tomou uma yogini como sua consorte secreta. A ordem monástica imediatamente o expulsou devido ao seu envolvimento com as yoginis. Tilopa levou o resto de sua vida em solidão, mas ele era um grande mestre de renome. Entre seus discípulos, Naropa foi o escolhido para continuar sua linhagem.

Tradução livre do site Drukpa

O que isso tem a ver comigo?

Nesse como em outros podcasts, irei abordar histórias de grandes mestres que possuíam uma vida “comum” com família, tarefas do “mundo”.

São grandes exemplos para nós ocidentais que não somo monges, não vivemos em mosteiros ou dedicamos nossa vida exclusivamente a prática dos ensinamentos.

Temos vários problemas diários que requer nossa atenção, além de cuidar da casa, do trabalho e dos filhos, ainda precisamos reservar um tempo para cuidar de nós mesmos.

Meu intuito com esses podcasts é inspirar você a praticar, pois mesmo com tantas coisas para resolverem, esses grandes praticantes conseguiam utilizar a vida cotidiana como sua pratica espiritual.

Inspire-se, pratique e realize os ensinamentos para o seu benefício e o benefício de todos os seres.

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *