fbpx
Podcast Iluminação Diária

#120 – Levando Uma Vida Significativa

#120 – Levando Uma Vida Significativa

 
 
00:00 / 12:38min
 
1X
 

Ensinamento de Sua Santidade o 14º Dalai Lama

“Todos os seres sencientes, e especialmente os seres humanos, têm o poder de distinguir entre felicidade e sofrimento, bom e mau, o que prejudica e o que traz benefícios. Por causa dessa capacidade de reconhecer e discernir esses diferentes sentimentos é que somos todos parecidos no desejo de ser feliz e de não sofrer.

Apesar de aqui eu não poder entrar na complexidade que é traçar a origem de como esses diferentes sentimentos se desenvolveram, é claro e óbvio a todos que apreciamos a felicidade e não gostamos de experiências que envolvem dor e sofrimento. Portanto, é extremamente importante levarmos uma vida que gere paz e harmonia e não cause distúrbios e perturbações.

Essa é a primeira instrução do ensinamento: levar uma vida que gere paz e harmonia e não danos a você mesmo e aos outros.

No que diz respeito a conseguirmos ter paz e felicidade, está errado pensar que toda a paz e felicidade vêm da prosperidade material. Se tivermos facilidades materiais, podemos melhorar nossa felicidade física e nossos prazeres e diminuir as dificuldades físicas. Mas o que conseguimos com as facilidades materiais limita-se à experiência do corpo.

A felicidade material está ligada apenas ao corpo, então precisamos desenvolver felicidade a nível mental para que ela seja duradoura.

Se você for capaz de apreciar e nutrir os valores humanos fundamentais, com a ajuda da grande inteligência e sabedoria humana, será capaz de desenvolver infinitamente a compaixão humana. Levar a vida desta forma é o caminho dos sábios, é o caminho para fazer com que a sua vida seja significativa.” – Sua Santidade o 14º Dalai Lama

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *